-
Arquitetos: TechnoArchitecture
- Área: 650 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Amilite, Arredo3, AutoDesk, Fab India, Grohe, Jaipur Rugs, Purple Turtle, Simply Sofa, Trimble Navigation, Ventura, ZWCAD
“A casa é a metáfora de um jardim”….
O terreno de 222 metros quadrados, está voltado ao leste e localizado no bairro de Malleswaram, Índia, - uma das partes mais antigas da cidade de Bengaluru, que é altamente prestigiada e cercada por belas árvores. Dentre as condições iniciais do local havia uma casa em que o cliente passou grande parte de sua infância e que, ao longo de muitos anos, e com a expansão da família, fazia sentido ser demolida permitindo que a nova arquitetura fosse sutil, mas remetesse ao charme antigo, possibilitando que novas formas e espaços puros se tornassem um pano de fundo para o estilo de vida da família.
A casa é, portanto, o resultado de um conjunto harmônico de volumes interligados entre si; além disso, cria-se um mosaico de luz e sombra, transparência e opacidade, onde os espaços internos e externos se interconectam como um ambiente. O espaço entre pilotis recebe a garagem, hall de entrada, quarto de hóspedes e todos os outros serviços, enquanto o térreo é composto por sala de estar, sala de jantar, cozinha, sala de puja (sala de oração) e quarto principal. O primeiro andar é composto pelo dormitório principal, dormitório infantil, área familiar, varandas privadas. Por fim, o segundo andar consiste numa sala polivalente que se abre para um terraço com jardins oferecendo vistas de 360 * das paisagens circundantes. No coração da casa está a conexão com a natureza. O corpo d'água e a vegetação trazem uma sensação de tranquilidade.
Quase todas as áreas da casa têm acesso visual para o jardim, o que proporciona um agradável ponto focal, realçando a sensação de estar com a natureza. A casa é projetada com base em 5 princípios: a) simplicidade b) harmonia c) autenticidade d) conexão e) detalhamento. A combinação certa de materiais faz toda a diferença com tons quentes, terrosos e naturais como tijolos naturais, muxarabis de argila, pisos de pedra e esquadrias de madeira. Esses materiais apresentam grande caráter e personalidade e se tornam mais bonitos com o tempo. Eles não só trazem calor para os espaços, mas também garantem que a casa se misture perfeitamente com a paisagem circundante. Os tijolos aparentes usados extensivamente desenvolvem um caráter único ao longo do tempo com manutenção mínima.
Foram exploradas ainda algumas das estratégias de planejamento da Tecnoarquitetura de sequenciamento espacial, enquadramento de vistas e controle de luz para criar uma variedade de ambientes e experiências diferentes em toda a casa, e também para entrelaçar o planejamento com princípios contextualmente importantes do Vaastu (sistema tradicional de arquitetura indiana). Como em muitas obras da Tecnoarquitetura, a casa nunca se revela de uma só vez. A circulação é planejada de forma que os espaços se desdobrem lentamente ao visitante numa viagem experimental e espacial pela casa. O esquema de cores do interior e a paleta de materiais são mantidos neutros e a quantidade certa de detalhes é adicionada ao mobiliário e à iluminação que complementam os tijolos perfeitamente aparentes.